14/10/2009

TRES ATITUDES SOBRE A ORAÇÃO


Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Vamos ver aqui o verdadeiro ensino sobre oração. Ele está ensinando um modelo de oração que é chave para a vida da igreja no Novo Testamento. Este é o novo tempo da igreja onde o próprio Deus ministrará a cada um, segundo a Sua vontade, este modelo de oração vem para atender a necessidade que cada um de nós temos de Deus.

É uma oração de escusão onde você se isola do restante do mundo para estar vivendo aquele momento completamente consagrado a Deus. Poderia chamar de a oração do santíssimo lugar.

Esta pode ser entendida em três dimensões, três verbos, três atitudes.

Primeira atitude: Entra no teu quarto

Segunda atitude: Fecha a porta

Terceira atitude: Fala com o Pai

Repita: ENTRA, FECHA E FALA

Jesus estava trazendo este ensino para uma igreja que viveria governada pelo Espírito Santo, porque sabia que não estaria muito tempo aqui na terra. Assim que Jesus subiu aos céus ele enviou o Espírito Santo consolador. Na primeira manifestação do Espírito Santo ele já trouxe uma maneira nova de orar. Chamada de “A oração no Espírito”.

Na sua primeira manifestação em Atos 2, todos os seguidores de Jesus começaram a falar numa outra língua conforme o Espírito lhes concedia.

A oração em línguas recebida pelos seguidores de Jesus que são nascidos de novo traz estas três características; ENTRA , FECHA, FALA.

Vamos ver isso agora mesmo.

O primeiro entendimento correto sobre esse tipo de oração é que ela não é contemplativa como muitos afirmam, Ela é uma oração de atitude, fé e resultados.

Repita:

Quem ora em outras línguas tem resultados. Entrar, Fechar, e falar são três verbos, três atitudes.

1. ENTRA

Há um lugar em Deus em que cada pessoa necessita de entrar. Isso aponta para dois sentidos; sentido natural e sobrenatural, um lugar físico e um lugar espiritual. É necessário procurar um lugar tranqüilo para dar exclusividade à oração. Observe que Jesus sugere os aposentos o seu quarto lugar que pouquíssimas pessoas têm acesso. Desligue a TV, saia do meio das pessoas, não é hora de relacionamento com pessoas, mas relacionamento íntimo com Deus.

No sentido espiritual; entra em um lugar de louvor e adoração.

Vamos observar 1 Coríntios 14:2

2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

Quando você começa a orar em outras línguas você está entrando no quarto, no lugar secreto em Deus. Esta linguagem tira você do lugar onde está e coloca você dentro do quarto com Deus. Seria inútil tentar se comunicar com as pessoas.

Portanto a oração em línguas é a primeira atitude.

2. FECHA

Fechar a porta, nada entra nada sai deste lugar, tudo está sob o seu controle. Uma porta aberta a qualquer minuto alguém ou alguma coisa poderia entrar, ou você poderia sair inesperadamente. Fechar a porta é estabelecer períodos distintos que você vai estar com o Rei dos reis.

Determine exclusividade ao Senhor.

Êxodo 19

5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.

Fechar a porta fala daquilo que você vai ouvir, ler, fazer durante aquele tempo.

1 Coríntios 14

14 Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.

A nossa mente terá dificuldade de permanecer neste lugar porque a mesma se alimenta de entendimento natural. Não há entendimento natural neste lugar, mas um novo entendimento vindo do Pai sobre as coisas que estamos passando em nossa vida.

Como me comportar!

A dois tipos distintos de oração; a oração no quarto e a oração na igreja. No quarto você sobe ao céu, na igreja, o céu desce ao povo de Deus.

3. FALA

A terceira atitude da oração é fala.

1 Coríntios 14:2

O que fala em línguas,.... fala se não a Deus

É necessário abrir a boca e falar, não é para ficarmos calados diante de Deus, quando eu oro em línguas, o meu espírito ora bem.

Conclusão.

O Senhor Jesus está a destra do Pai intercedendo por nós. O Espírito Santo é o nosso grande amigo, inseparável, pronto para nos assistir em nossas fraquezas. Tome hoje as três atitudes de oração.