14/11/2008

Identificando o espírito de religiosidade

1 E SAULO, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do SENHOR, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões
.

O espírito de religiosidade é o próprio joio dentro da igreja. Jesus alertou quanto a sua presença e que deveríamos ficar apercebidos uma vez que o mesmo não poderia ser arrancado do meio do trigo devido ao risco de ao arrancar o joio o trigo seja arrancado por engano. Um religioso sempre será muito parecido com um verdadeiro filho de Deus, porém será diferenciado pelos frutos. Pelos frutos se conhece as árvores.
O que é Joio?
Usualmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo".
Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão "é preciso separar o joio do trigo", um ditado popular. (Wikpedia)

I. O espírito de religiosidade exalta o homem.

O homem sempre será colocado em primeiro lugar, ele será exaltado, colocado em condições de destaque. Ele gera dependência de homens, que por sua vez se sentem energizados por continuarem seu trabalho dentro de uma obra que parece ser de Deus, mas não é. A igreja do Senhor não é obra de homens mas é obra de Deus que se dá por intermédio da fé. Observe agora o texto acima citado:
1. Saulo = Grande líder religioso que perseguia a igreja do Senhor. Negue deve nos enganar; a religião dos homens persegue os verdadeiros discípulos de Jesus. Veja que Saulo respira ameaça de morte contra os discípulos de Jesus, este espírito vem para destruir, matar a fé dos verdadeiros cristãos.

II. Conduzir presos a Jerusalém.

Outra actuação da religião é prender, amarrar, algemar os verdadeiros cristãos que se deixarem enganar. A pessoa ficará completamente presa e não conseguirá se mover mais em fé. Jerusalém é o centro religioso de Israel, há uma Jerusalém lá do alto, mas também há uma Jerusalém natural, morta sem sua própria religiosidade. Saulo intenta prender os cristão e leva-los ao cativeiro que é a Jerusalém morta que está sob o domínio de homens.

III. Como ter vitória sobre o engano da religiosidade?

Uma experiência pessoal com o próprio Deus derrubará por terra o espírito de religiosidade. Observe que Saulo teve um encontro pessoal com Jesus Cristo. Qualquer pessoa que tiver um encontro com o próprio Jesus, uma experiência real e pessoal derrubará por terra esse espírito da sua vida.

Conclusão:

A religião tem suas tradições, é consiste basicamente num complexo de leis que proíbem o homem de possíveis alegrias. A perca de privilégios é a base da religião, tornando a igreja um lugar inóspito para muitos. Porém Jesus Cristo veio para que tenhamos vida e vida em abundância. Se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres, somos chamadas à liberdade, um reino onde eu sou livre para fazer, mas também em muitos casos, livre para não fazer. A religião prende Jesus Cristo solta, a religião escraviza, Jesus Cristo liberta.

Romanos 8:2
Por que a lei do Espírito da vida te libertou da lei do pecado e da morte.

A religião causa dependência de homens, a vida de fé causa dependência de Deus. Seguidores de religiões anseiam por ouvir homens. Os seguidores de Jesus anseiam em ouvir a voz de Deus.

João 10:27
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;

Se aprendermos a ouvir a voz do Supremo Pastor, jamais seremos conduzidos por um caminho de engano.