19/02/2009

Uma nova vida para um propósito


Ezequiel 37

“Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” (João 12: 24).


É claro que Jesus ao ensinar esta verdade estava se referindo as pessoas, grão de trigo são pessoas. Deus quer fazer além do que imaginamos ou pedimos. Ele não somente que melhorar uma situação, ou melhorar você, mas quer te dar uma nova vida. Uma nova oportunidade para recomeçar tudo.

Na visão de Ezequiel, apresentava-se um vale cheio de ossos sequíssimos, entendo que aquele vale poderia perfeitamente receber o nome de vale dos derrotados, porque aqueles ossos não estavam ali por acaso, mas eram resultados de uma grande batalha que aconteceu naquele lugar onde sofreram um verdadeiro massacre, e foi reduzido aquilo. Poderiam também ser chamado de vale da desesperança, vale da falta de possibilidade, vale da morte.

Como Deus é poderoso para fazer infinitamente mais alem de tudo aquilo que pedimos ou pensamos. Ele tem um plano, um propósito para ossos secos. As pessoas só podem passar pela experiência do novo nascimento pelo Espírito de Deus quando chegarem ao fim da primeira vida. É evidente que não estamos falando da vida física porque aí seria tarde demais. Porém em meio ao percurso da vida na carne qualquer pessoa pode ter a experiência de chegar ao final de tudo, ao fundo do poço, ao vale de ossos secos. O maravilhoso é que assim com Deus ressuscitou Jesus dentre os mortos, Ele continua com o seu poder ressuscitando pessoas pelo Espírito Santo dando a elas uma nova vida em Cristo.


Condição natural

Verso 2 – Uma quantidade muito grande de ossos sequíssimos.

A pergunta de Deus ao homem; poderá esses ossos viver?

Definitivamente não, porém nada é impossível para Deus, a questão é como acessar o sobrenatural de Deus para o mundo natural.

Veremos alguns passos para acessar o sobrenatural:

a) Creia que Deus tudo sabe.

Este é o primeiro nível da fé, saber que Deus tudo pode e tudo sabe, porém não podemos permanecer neste nível de fé porque não produzirá o resultado esperado, porque é uma fé sem obras, portanto inoperante, morta.

b) Quem crê conversa com ossos.

Parece loucura, porém este é um nível crítico da fé onde você coloca som na voz de Deus em direção daquilo que é impossível aos homens.

c) Ordenar aos ossos que ouçam a Palavra o Senhor

Observe que há poder na palavra do Senhor pronunciada, quando falamos aquilo que Deus diz na Sua palavra somos a própria vós de Deus. A vós de Deus é à base de toda a criação. Veja como tudo foi criado.


Gênesis 1:3, 6,11

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.


Portanto exercite, liberando a Palavra de Deus sobre qualquer situação morta e sem esperança. Faça isso continuamente, a vós de Deus é poderosa para criar aquilo que ainda não existe, e dar vida onde não há mais esperança.


O propósito


Porque Deus ressuscita ossos secos?


Ezequiel 37:7, 10


Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram cada osso ao seu osso.

E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.


Um exército se colocou de pé; todo nascido de novo através do poder Deus, tem o chamado especifico para servir no exercito de Deus. Uma tarefa; alegrar e estar disponível para com aquele que o arregimentou.


2 Timóteo 2:4,5

Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente.