10/07/2008

Aprendendo a ouvir a voz de Deus.

E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel. (Êxodo 25: 22)

O tabernaculo era constituído de três repartições distintas. Tínhamos o pátio, o santo lugar e o santíssimo lugar. As indicações mostram que havia muita movimentação principalmente nos dois primeiros repartimentos. Ali os sacerdotes ofereciam a Deus os animais imolados, havia muita agitação em todo esse processo. Porém é importante ver que Deus não vinha falar no meio daquela agitação, mas tinha um lugar especial onde Deus tinha um encontro marcado com o sacerdote. Ali o Senhor vinha e falava trazendo orientação clara para os filhos de Israel. Isso é o que necessitamos hoje, de orientação clara de Deus em nossas vidas, o que fazer, como agir diante dos desafios, das nessidades, receber de Deus novos projetos que realmente dêem resultados. Precisamos de coisas que funcionem. Chega de frustração e projetos falidos. Deixe Deus te guiar pela Sua doce palavra revelada.

Hoje não necessitamos mais de tabernaculo, porque Jesus Cristo o filho de Deus tabernaculou entre nós. Há um lugar especial para se ouvir a vos do Senhor. Observe o versículo que diz; do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, ali ter falarei.

Há três formas de adoração:
a) Adoração do pátio
b) Adoração do santo dos santos
c) Adoração do Santíssimo lugar

A adoração do pátio é onde envolvemos a nossa carne. Os sacerdotes ali sacrificavam os animais e os queimavam. Este é o primeiro processo da adoração. O Apostolo Paulo diz; esmurro o meu corpo e o reduzo a escravidão, para que tendo pregado a muitos, não seja eu mesmo desqualificado.
A adoração envolve o corpo, envolve objetos, envolve o mundo físico.

A adoração do santo dos santos é onde envolvemos a nossa alma. Neste momento muitas vezes se manifesta uma alma sobrecarregada, ansiosa, preocupada que está muito ocupada para estar diante ao Senhor e oferecer sacrifícios de louvor. Um novo entendimento vindo da natureza de Deus que habita no nascido de novo submeterá a alma e suas solicitudes aos pés do criador dos céus. Neste momento muitas vezes choramos, sorrimos, trememos, com a presença do Senhor. Na adoração podemos sentir a presença de Deus ou não. Dependendo estado da alma, ela estará sensível e manifestará fortemente, quando isso acontece é maravilhoso, mas quando não acontece não quer dizer que você não está oferecendo uma verdadeira adoração. O importante é envolver a alma de uma forma ou de outra no processo.

A adoração do santíssimo lugar é a adoração em espírito e em verdade. Ali é o verdadeiro relacionamento com Deus. Deus se comunica com o nosso espírito. Deus é Espírito. Dentro do santíssimo era um lugar escuro onde o sacerdote entrava e tinha contato com a arca de ouro, sobre a arca a escultura dos querubins.
Observe com cuidado o texto:

Judas 20 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.

A oração no Espírito Santo nos coloca na condição perfeita para ouvir a vos de Deus. Esta linguagem sobrenatural que o Espírito Santo da aos nascidos de novo supera as dimensões do corpo e da alma é uma oração livre que não depende das emoções da alma para permanecer diante de Senhor. Observe que há uma santíssima fé, que é ministrada por Deus no santíssimo lugar. Quando nos disciplinamos e nos entregamos a oração em línguas acessamos o santíssimo lugar. Ao abrir a Palavra de Deus para ler e meditar estamos então completamente sóbrios de toda embriagues de emoções da alma, e com os ouvidos desimpedidos para ouvir a vós de Deus.

A alma no comando pode dificultar as coisas.

Jesus disse; vinde a mim todos vós que estes cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. A nossa alma se sobrecarrega de tantas emoções vividas durante um dia, você só percebe isso quanto tenta entrar na presença do Senhor em oração. Mas depois de algum tempo orando no Espírito Santo você percebe que ela vai se esvaziando e entrando num descaso maravilhoso.

Salmo 46:10 Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

Para saber que o Senhor é Deus sobre qualquer situação é necessário se aquietar. Isso fala de entrar no descanso da alma. Observe que o corpo cansa, a alma se fadiga, mas o espírito é perfeito. Jesus disse que o espírito está pronto.

Aprendendo com Elias a ouvir a vós de Deus. (parte 2)