12/06/2008

Jesus é o pão do céu, e precisamos nos alimentar diariamente Dele.

Durante o milagre da multiplicação dos pães fica explicito a necessidade de nos alimentarmos. Ninguém vive sem pão. O Senhor Jesus multiplica cinco pães e dois peixinhos numa quantidade que alimenta mais de cinco mil pessoas. Os religiosos estavam confusos e escandalizados com o fato. Mas Jesus queria ensinar uma outra lição mais importante. Ele queria ensinar sobre o pão do céu. Observe como Ele agiu ao multiplicou os pães.
Lucas 9:16 — E, tomando os cinco pães e os dois peixes e olhando para o céu abençoou-os, e partiu-os, e deu-os aos seus discípulos para o porem diante da multidão.

Jesus olha para o céu, mostrando que eles tinham nas mãos um pãozinho natural feito neste mundo, mas há um outro pão espiritual que vem do céu. Durante os capítulos seis e sete do livro de João é ensinado sobre a importância deste pão que vem do céu e a importância de nos alimentarmos dele. Assim natural depende do pão da terra, a vida espiritual que é a eterna depende do pão espiritual que vem de Deus.

Que pão é esse que vem de Deus?

Durante a peregrinação do povo de Israel desde que foram libertados do Egito pelo poder de Deus através do servo Moisés, lhes era dado do céu de forma sobrenatural um pão que descia do céu. Conhecido como maná, este caia todos os dias recebendo o povo de Deus ordem para recolher se alimentar dele para continuar vivendo. Dois aspectos envolviam o maná. O primeiro é que se a pessoa não recolhesse a sua porção dependeria de outra pessoa para se alimentar, o outro aspecto é que cada um deveria recolher a sua porção diária com exceção, na sexta feira que deveria recolher uma porção dobrada para que no sábado. Porque o sábado foi decretado o dia do descanso no Senhor, Jesus é o nosso sábado, Ele é o nosso descanso.
Observe:
João 6:35
E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome; e quem crê em mim nunca terá sede.

Tanto o pão que caiu no deserto durante quarenta anos, quanto o pão da multiplicação apontavam para o verdadeiro pão que é Jesus Cristo. Ele é o pão que dá vida.

Veja agora quatro resultados na vida da pessoa que come deste pão.

1º. Vida em si mesmo.
João 6:53
... se não comerdes da carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.

Há dois tipos de vida cristã, uma que você não recolhe o seu maná e vive na dependência de se alimentar do que outro recolheu esta pessoa sempre se alimentará de sobras, e não do melhor. E o pior esta pessoa não tem vida em si mesma. Ter vida em si mesmo é como ter um próprio gerador de vida dentro de você. Você se torna auto- sustentável. Não depende de uma energia externa para te sustentar mas a vida está dentro de você. Muitos se enfraquecem negligenciarem este princípio básico da vida Cristã.

2º. Vida eterna e ressurreição
João 6:54
...tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.

A vida eterna é para agora e a ressurreição para o futuro. Ambas também necessitam de alimentação espiritual. Ninguém recebe a vida eterna com Deus e não vive em um constante exercício de alimentar-se e produzir frutos.

3º. Permanece em Jesus e Jesus permanece nele.
João 6:56
... permanece em mim e Eu nele.
A razão de termos nossas orações respondidas é essa:
Observe João 15:7
Se estiverdes em mim e as minhas palavras estiverdes em vós, pedirei tudo o que quiserdes e vos será feito.

Somos chamados para permanecer Nele, todas as promessas são para aqueles que permanecem. Só há uma maneira de permanecer Nele; que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu, nele. De uma forma prática comer da carne e beber do sangue aborda dois pontos, embora dos dois tenha em comum o sacrifício de Jesus na cruz. Isso fala da nossa total dependência do que Jesus fez por nós na cruz, tudo começa ali. A carne e sangue não entram no reino dos céus, então são dois suprimentos para este tempo em que estamos vivendo aqui na terra. Observe que o sacrifício de Jesus tem duas principais finalidades.
Salmo 103:3
É Ele que perdoa todas as tuas iniqüidades e sara todas as tuas enfermidades.

Comer a carne e beber do sangue de Jesus traz sobre o homem pecador estes dois benefícios. O perdão de todos os seus pecados e a cura de todas as suas enfermidades. Comer da carne e beber do sangue fala de uma nova vida que se inicia e da continuidade no sacrifício de Jesus na cruz. A santificação, a purificação vem desta alimentação, que é acessada pela fé através de um coração humilde e quebrantado e sem hipocrisia aos pés do Senhor.

4º. Viver por Ele
João 6:57
...assim quem de mim se alimenta também viverá por mim.

A nova vida é um fluir de Deus em nós que só possível quando estamos alimentados Dele, do contrario será apenas um esforço pessoal de fazermos as coisas certas. Deus tem muito mais alem deste esforço. Coisas como a transformação, a santificação, a purificação não vem de nós mesmos, mas vem de Deus. Podemos gerar uma nova criatura que será cópia, mas a nova criatura original vem do próprio Deus. Quando estamos cheios Dele é inevitável que não vivamos por Ele.
Há um conhecido documento passado em cartório chamado de procuração. Quando queremos que alguém assine algum documento por nós, ou nos represente de alguma forma, vamos até o cartório local e transferimos estes poderes para essa pessoa. No jardim do Édem vemos que Adão tinha esta procuração de Deus para administrar tudo aquilo, de forma que até entregou tudo a satanás.
Vemos isso em Lucas 4:6
E disse o diabo; dar-lhe-ei a ti todo esse poder e a sua glória, porque a mim fé foi entregue, e dou-o a quem quero.

Deus não entregou a satanás os reinos do mundo, mas entregou a Adão, que por sua vês entregou a satanás ao ceder a sua proposta a terra foi entregue ao maligno.

Observe agora o que Jesus fez por você e por mim; quem de mim se alimenta por mim viverá. Quem se alimenta do Senhor Jesus recebe uma procuração não só para assinar por ele, nem para representá-lo, mas vai muito além. A procuração dá direitos totais para VIVER por Ele. Os alimentados do Senhor vivem por Ele, tem a autoridade Dele, manifestam o seu poder, vencem o pecado, curam os doentes, expulsam os demônios e pregam o seu evangelho de poder, e principalmente são chamados para destruir as obras do diabo. A obra maligna consiste em toda obra de incredulidade.
João 6:29
Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é estas: Que creiais naquele que Ele enviou.

Somos chamados para uma vida de fé, esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé, sem fé é impossível de agradar a Deus. Esta vida de fé é resultado de alimentar-se da carne e do sangue do Senhor Jesus.