17/05/2008

Seja livre para não fazer.


Amós 7:7

Mostrou-me também assim: e eis que o Senhor estava sobre um muro, levantado o prumo; e tinha um prumo na sua mão.
8 E o SENHOR me disse: Que vês tu, Amós? E eu disse: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

Introdução:
Sempre que a Bíblia fala do povo de Israel se refere a nós de uma forma direta. Porque o Israel natural é sombra do Israel sobrenatural. Esta nação teve origem em Abraão, assim todos os nascidos de Deus em Jesus Cristo tornam-se descendentes também de Abraão. A promessa de Deus feita a Abrão compreendia-se em duas dimensões.
Deus disse a ele, conta as áreas da praia, mas também disse conta as estrelas do céu. Ale se refere ao Israel da terra e o Israel do céu.
Portanto esta profecia de Amós apontava para o futuro e não somente para momento vivido da nação.
Compreendendo a profecia.
Interpretando os dois objetos.
O muro = O muro fala de proteção estabelecida através dos limites.
Os limites de Deus para nossas vidas não são castigo, mas sinônimo de proteção. Quando Deus diz que não façamos determinada coisa, é para nossa própria proteção. Os muros de Israel naquele tempo estavam comprometidos e não podiam trazer proteção. Eles estavam edificados sobre costumes do mundo, costumes religiosos, crendices populares, conselhos do mundo.
Salmo 1: Bem aventurado o homem que não anda no conselhos dos ímpios nem se detêm no caminho dos pecadores, antes o seu prazer está na lei do Senhor e nela ele medita de dia e de noite.

Como esta edificando os muros da sua vida?
Seus limites estão baseados em que?
Estão baseados nos costumes do mundo ou no diz a palavra de Deus?

Os seus limites pessoais baseados no que diz a Palavra de Deus promoverão toda a proteção que você necessita, para caminhar e prosperar na vida.

O prumo= O prumo fala de correção. Deus estava estabelecendo um prumo um método corretivo para tratar com o Israel antigo. O povo estava totalmente inclinado à idolatria, à prostituição, à maldade. A principal punição para o povo na época é que como conseqüência de violarem os muros de Deus eles seriam levados como escravos à um terra estranha e seriam dominados por estranhos. Violar os limites de Deus produz escravidão até hoje. Quando você quebra estes limites significa que você cometeu pecado.

A Bíblia diz que o que pratica o pecado é escravo do pecado. Então pecar produz escravidão.

Exemplos:
Pecados sexuais:
Adultério, sensualidade, pornografia, homossexualismo, lesbianismo. O praticante fica preso, e cada vez mais dominado por sua própria prática. A escravidão começa pela própria carne evoluindo para o domínio de espíritos malignos da área.
Pecados vícios:
Cigarro, bebidas, drogas. Em um primeiro momento a pessoa rompe um primeiro limite, depois chega a terra da escravidão, onde ela é completamente dominada até também chegar ao domínio de entidades malignas.

Você ser livre vivendo nos limites de Deus.
Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel;....

O tratamento de Deus chama-se prumo.
Nos tempos antigos este prumo tratava-se de correção, de sofrimento, de castigo. Mas observe:

Isaias 53:
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

Jesus Cristo é o prumo de Deus. A sua morte na cruz foi colocada no sentido vertical, tal qual um prumo para corrigir o povo de Deus, estabelecer os padrões de verdadeira santidade gerados em Deus e não somente da religião .
Observe que a grande diferença é que não necessitamos de passar todos os sofrimentos para sermos alinhados com a vontade de Deus. Tão somente é necessário crer no prumo de Deus envido a terra. Jesus Cristo o filho de Deus é o prumo de Deus, estabelecerá os limites que nos conduzirá a salvação e a vida eterna.

E o castigo?
Veja o castigo que nos traz a paz estava sobre ele.
O sangue de Jesus derramado na cruz é a maior prova do amor de Deus por você. Ele não quer que você sofra, Ele quer que você creia. Tenha fé no sacrifício, que foi suficiente para transformar a sua vida, e fazer de você uma pessoa totalmente livre.

Crer na obra da Cruz e receber o prumo de Deus na sua vida e tornar-se uma pessoa completamente livre e pronta para ter paz com Deus.

João 10:10
O ladrão veio se não para roubar, matar e destruir, mas eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia.

Para isso se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo.