02/09/2008

COMO REAGIR DIANTE DAS AFLIÇÕES DA VIDA ?


2 Timóteo 4:5

Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, fazê a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

2 Timóteo 4:7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

Há uma carreira, uma caminhada cristã proposta, uma jornada a ser executada. Jesus não disse que seria fácil, mas Ele prometeu vitória. Ora se vamos ter uma vida cheia de vitórias, isso quer dizer que vamos ter uma vida de muitas batalhas.

João 16:33 Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Como reagir diante das aflições do mundo?
Exactamente ao contrario de como as circunstancias querem que hajamos. Precisamos dar uma resposta de fé para as aflições. Esta não é uma verdade absoluta, porém poderá te guiar diante das aflições.

Vamos meditar em 2 Timóteo 4:5



A sobriedade em Deus é uma chave para vencer o diabo, ele anda ao der redor buscando os embriagados.

1. SEDE SÓBRIOS

1 Pedro 5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em der redor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

O diabo trabalha para roubar a sobriedade do crente.

Vamos observar 1 Pedro 5:7
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade porque Ele tem cuidado de vós
.

Não podemos deixar a ansiedade tomar o nosso coração, isso nos tornará embriagados. O Senhor tem cuidado de nós. Ele tem cuidado de nós.

2. SOFRE AS AFLIÇÕES

E bom saber que as aflições fazem parte desta vida, não vamos estar conformados em viver nelas, porém Jesus disse; no mundo tereis aflições. Mas disse também; tende paz em mim.

Observe:
Apocalipse 2:8 E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
9 Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
10 Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

As aflições têm uma grande obra em nossas vidas:
Tiago 1

2 Meus irmãos, tende grande gozo quando caírdes em várias tentações;
3 Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência.
4 Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.

3. CUMPRE O TEU MINISTÉRIO.

A primeira coisa que pensamos quando estamos em aflições é deixar a obra que temos sido chamados para fazer. Isso se torna uma brecha para a derrota.
Exemplo:

Financeira: Parar de dizimar e ofertar enquanto estamos em aflições financeiras. Continua a dizimar na crise e organiza a tua vida financeira.

Aflições na família: Deixar de ir a igreja, deixar de ir a célula, deixar os irmãos.

Aflições na saúde: Deixar de crer, se desesperar, confiar só nos médicos. Mas não é hora de para o ministério. A palavra diz; cumpre o teu ministério, faça o que tem que ser feito.

No final dizer com Paulo:
Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé.