12/03/2008

COMO NASCER DE NOVO?

Identificação natural:
Nicodemos homem religioso, conhecedor intelectual da palavra de Deus, reconhece Jesus na dimensão natural. Observe que ele diz que Jesus é o mestre vindo de Deus. Este entendimento parece interessante, mas não é o suficiente para suprir a salvação na vida de uma pessoa.
Identificação espiritual:
Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; (Colos. 1:9)Há uma inteligência natural e uma inteligência espiritual.O novo nascimentoQuem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte. (Apocalipse 2 : 11)
Observe que a Bíblia ensina que existem dois nascimentos e duas mortes. Um o nascimento natural e morte natural outra nascimento espiritual e morte espiritual.
A morte natural tudo que vive sobre a terra passará por ela, mas Jesus quer nos livrar da morte espiritual, porque Ele mesmo venceu a morte. Vencer a segunda morte representa também uma vitória sobre a primeira morte.
O primeiro nascimento permite somente acesso a uma inteligência natural, e carnal, mas o segundo nascimento dá acesso a uma outra inteligência chamada de inteligência espiritual. A inteligência espiritual traz com ela a revelação correta de quem é Jesus. A primeira inteligência informa que ele é profeta, mestre, etc., mas a segunda traz convicção que Ele é o próprio filho de Deus que veio para salvar os perdidos.
Nicodemos tal como muita gente tem um entendimento natural do reino de Deus e sobre Jesus. O fato não é julgarmos esse homem se era uma boa pessoa ou não, mas o fato de que não era nascido de novo para que pudesse entrar a vida eterna teria que nascer de novo. O primeiro nascimento pode te levar somente até a sepultura, mas o segundo nascimento o levará à vida eterna com Deus.
Como nascer de novo?
Veja como raciocina a inteligência natural, aquele homem sábio pergunta a Jesus se para nascer de novo ele teria que voltar ao ventre da sua mãe.
Mas é assim mesmo essa inteligência é limitada; ela não pode compreender as coisas de Deus.
Para nascer de novo e entrar na nova vida em Cristo são necessárias duas práticas pessoais
:> Morrer em Cristo.
> Nascer em Cristo.
Não há mínima possibilidade de voltar ao ventre materno, não há a mínima possibilidade de nascer em outra geração;
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
(Hebreus 9: 27)
.
Em João 3:5 Jesus traz os dois aspectos que promovem a morte e o renascimento em Cristo.Na verdade, na verdade te dito que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.A água fala do arrependimento, uma posição íntima de reconhecimento de que você está vivendo segundo a sua própria maneira revela que você crendo no Senhor.
O Espírito Santo é a pessoa de Deus responsável em produzir vida no seu espírito e fazer com que entre para uma nova vida.
Como uma pessoa condenada à morte vivendo na carne pode ter permissão de Deus para entrar em uma nova vida?
Toda lei de Deus realmente condenou e matou o homem. O apóstolo Paulo usa esta teminologia dizendo a lei me matou. Portanto naquilo que não tinha esperança Deus sacrificou seu próprio filho em nosso lugar. observe:
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê Nele não é condenado; mas que não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.A condenação é esta:
Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais a trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. (João 3:17-19)
O que fazer diante desta realidade?
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. ( Romanos 10:9,10)
Para ter acesso a uma nova vida e a vida eterna em Deus é necessário confessar a Jesus com a nossa boca, e não somente isso, mas crer com o coração. Que a salvação vem de Deus atraves do seu filho Jesus Cristo.