01/01/2009

DEUS TEM FILHOS FAVORITOS ( Gn 37:3 )

E Israel amava a José mais do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.

Introdução:
A história de José é a história de todos aqueles que se tornaram filhos de Deus, então e a minha e a sua história. Para entendermos isso vamos transformar esta história numa parábola. Jacó aqui representa o papel de Deus, os irmãos de José são os filhos da tradição, são filhos por direito e receberão suas heranças por direito. Mas José representa a igreja, são aqueles nascidos em Jesus.

Primeiramente vamos falar de Jacó.
Este homem teve o seu nome trocado para Israel, gerou doze tribos dando inicio a grande nação de Israel. A história de Israel está divida em duas partes. Antes e depois do nascimento de Jesus Cristo. Se tornando assim duas gerações, sendo os filhos de Deus nascidos antes de Jesus e os filhos nascidos depois da vinda do Filho de Deus ao mundo. Os filhos da tradição e os filhos que nasceram gerados pelo sacrifício de Jesus Cristo em seu sangue derramado, e através do Espírito Santo.

Os irmãos de José.
Aponta para toda uma geração de espera, José aponta para uma geração de realização. Enquanto seus irmãos não podiam sonhar porque representavam uma geração que teria seus dias contados. José pode sonhar porque representa uma geração que está no início. Observe que só mais jovens podem sonhar, a não ser que seja pelo Espírito Santo. Pelo Espírito os velhos sonharão diz as escrituras.


Os irmãos de José representam uma geração que é apenas sobra, José representa uma geração que pode sonhar e alcançar os seus sonhos.

Porque os irmãos o odiavam?


a) Era o filho favorito do pai – Os nascidos de novo em Jesus Cristo são os filhos favoritos do pai. Jesus disse; esta é a nova aliança do meu sangue. Deus mudou os meios para abençoar os nascidos nesta nova aliança. Ele resolve que será uma geração presenteada não por merecimentos, mas por graça, por favor, imerecido. (Diga; eu sou abençoado pelo favor de Deus.)

b) José ganhou uma túnica que seus irmãos não o tinham.
A túnica fala de vestes de honra, uma honra que a tradição afirma que deveria ser dada ao irmão mais velho, mas Israel deu a túnica para o irmão mais novo.

Chamado para governar


A geração de José é chamada para governar. Assim aqueles que estão em Cristo estão colocados nos lugares celestiais Nele para governar e não ser governado. Uma inteira sendo restaurada conforme a imagem e semelhança do Pai. No principio da criação Deus colocou o homem na terra para reinar sobre tudo, mas ele perdeu esse direito entregando a satanás. Agora os nascidos em Cristo não serão mais governados pelas enfermidades, pelos vícios, pela miséria, nem mesmo pelas próprias paixões da carne.

Não abra mão dos seus sonhos, ainda que pareça tão difícil se cumprir, como foi no casão de José. Ele foi jogado numa cisterna, dado como morto, vendido como escravo. Mas observe que um sonho tem o poder para deslocar uma pessoa de uma condição e colocá-la noutra. Os sonhos de José o deslocaram de uma condição de escravo para condição de governador de todo o Egito. Não importa se o que você está vivendo agora está completamente adverso ao seu sonho original, o que importa é que você não desista do seu sonho em Deus, persevere, continue crendo.

Conclusão

O forte da nossa geração, daqueles que são nascidos de novo em Cristo Jesus é; sonhar e realizar sonhos em Deus.
(DECLARE ISSO:) ... eu nasci para sonhar e para realizar sonhos em Deus)